O tradicional varejo de roupas e acessórios da Serra se prepara para alcançar um novo patamar. Para impulsionar o setor, o Sebrae RS promove o projeto Conexão da Moda, que se iniciou em abril deste ano, com apoio da Câmara da Indústria e Comércio de Vacaria. Participam empreendimentos de Vacaria, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. As atividades ocorrem até dezembro de 2019.
A gestora do projeto pelo Sebrae RS, Márcia Fernanda Mendes, explica que o objetivo é ajudar lojistas de vestuário e acessórios a aumentar seu giro de estoque, consequentemente elevando suas vendas. “As empresas têm como gargalo o estoque alto, um problema gerado pelas compras mal planejadas”, observa. Para apoiar os participantes do projeto, são desenvolvidas ações e consultorias de planejamento de compras, organização e visual merchandising, fotografia para mídias sociais e coaching de moda.
Márcia conta que a proposta é apoiar também empresário e colaboradores para que sejam mais assertivos nas compras e mais criativos na exposição de seus produtos. “A ideia é utilizar metodologia e técnicas para vender mais fisicamente e nas redes sociais”, detalha. Outro objetivo do projeto é fomentar os negócios entre a indústria e o comércio de moda do Estado, fazendo com que os impostos fiquem no Rio Grande do Sul, dispensando, assim, a necessidade de viagens longas em busca de novas peças. Para isso, serão promovidas rodadas de negócio entre fornecedores e clientes, a partir de um mapeamento do perfil e do público das lojas participantes.
Além das consultorias e cursos, está prevista a realização de uma missão técnica para Belo Horizonte, no Tour da Moda, em que o grupo visitará lojas que são referência para trazerem inspiração e boas práticas para suas empresas na Serra Gaúcha.
Bazar e desfile
A empresária Fabiane Borges de Ataides, da F A R Confecções e Presentes, de Vacaria, é uma das integrantes do grupo. Sua loja, localizada entre os bairros Franciosi e Imperial, já tem quase dez anos, vendendo moda feminina, masculina e infantil. Mas, Fabiane enfrentava um desafio. Com tanta diversificação, o estoque acabava ficando alto, o que reduzia rentabilidade dos negócios.
“Eu já busco o apoio com os cursos do Sebrae RS há cinco ou seis anos e o projeto Conexão Moda está me ajudando nessa necessidade específica”, reconhece a empresária. A proposta é ter foco naquilo que mais vende. Por exemplo, na moda infantil, o mais procurado são os conjuntos, então a solução é priorizá-los em relação às peças individuais. Na moda masculina também são necessários ajustes para ficar com o que realmente tem saída. Já para roupas e acessórios femininos, o giro é maior.
A partir da orientação do Sebrae RS, Fabiane também decidiu promover um evento, com desfile e bazar na Igreja Nossa Senhora do Caravaggio. “O objetivo é gerar atrativo para os clientes e vender as peças que estão em estoque há um ou dois anos”, revela.
O novo ciclo do Projeto Conexão Moda RS inicia em março de 2019.
Informações e contatos pelos telefones (54)3290-4730, (54) 9.9166-6319 ou ainda pelo e-mail marciafm@sebraers.com.br
Fonte: http://aplicativos.sebrae-rs.com.br/empreendedorismoemfoco/interna_detalhes.asp?id=6664