Técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero e da Agência de Aviação Civil (ANAC) vistoriaram nesta quinta-feira,13/06, o Aeroporto Regional de Vacaria. Também estava presente o Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo Milton Zuanazzi que também integra o Ministério de Reconstrução do Rio Grande do Sul. A diretoria da CIC através da presidente Luciana Vieira de Brito e dos vice-presidentes Marines Lovatel (Indústria) e Marcelo Bombarda (Comércio) acompanharam as demais autoridades.
De acordo com Zuanazzi, o governo busca alternativas para aumentar o número de voos no Estado a partir do fechamento do Aeroporto Salgado Filho. O grupo já esteve em Torres e Canela. No Salgado Filho eram em torno de 90 voos diários. Neste momento há apenas 11 voos alternativos no Estado, sendo que seis em Caxias do Sul e cinco na Base Aérea de Canoas.
Zuanazzi destacou que faltam poucas coisas para estruturar o aeroporto local para receber voos comerciais. “Falta um terminal de passageiros, um caminhão de Bombeiros, alguns equipamentos de pista, uma estação meteorológica”. A Infraero montaria o terminal e viabilizaria o veículo dos Bombeiros, sendo que a mão-de-obra seria mediante parceria com a guarnição local. Milton Zuanazzi ressalta que, ao mesmo tempo, se busca a adesão das companhias aéreas.
Na semana que vem a ANAC e a Infraero deverão dar um retorno sobre essa vistoria, destacou o Superintendente de Engenharia da Infraero Adelcio Guimarães. Ele acrescenta que o aeroporto de Vacaria tem uma vocação para operar terminal de cargas e que, a estrutura que for montada agora para atender a emergência, ficará de forma definitiva. A presidente da CIC Luciana Vieira de Brito, afirma que está otimista com a possibilidade do aeroporto de Vacaria se transformar em um importante suporte para o transporte aéreo no Estado. Na ocasião, a presidente entregou um documento a Milton Zuanazzi com demandas do setor empresarial.