04 dez 2023

Direção da CIC e autoridades locais apresentam demandas do município em Brasília

A instalação de um terminal rodoferroviário em Vacaria e a divulgação do 35º Rodeio Crioulo Internacional, foram os dois principais temas tratados em Brasília esta semana em uma série de audiências. A comitiva de Vacaria percorreu gabinetes de deputados federais e senadores, Embaixadas de Países vizinhos, agências de turismo e Ministérios. Além do prefeito Amadeu Boeira e do vice Marcelo Dondé também estavam presentes nos encontros a presidente da CIC Luciana Vieira de Brito, a vice da Indústria Marinez Lovatel, a Secretária Executiva Claudete Gasparini, o presidente da CDL Fabian0 Rech e o vice Administrativo e Financeiro Fábio Canalli Borges.

O projeto que trata sobre um terminal rodoferroviário em Vacaria está tramitando em todas as esferas competentes, envolvendo também outras entidades do setor, como é o caso do MOBI Caxias. Em Brasília, o senador Luis Carlos Heinze tem levado esta demanda às autoridades federais. Este trecho da ferrovia está concedido a empresa Rumo que está analisando o projeto. Os empresários locais juntamente com a Prefeitura já definiram o local em que seria instalado o terminal.  A ideia é que o aço utilizado nas indústrias gaúchas fosse transportado especialmente de Minas Gerais e Rio de Janeiro através do trem até Vacaria e depois distribuído de caminhão para as outras regiões do Estado. Em contrapartida, os grãos produzidos aqui seriam levados para o centro do País. As entidades fizeram um estudo que, mostra com esta logística, uma expressiva redução nos custos. Falta agora o Ministério dos Transportes e a concessionária da ferrovia acenarem com sinal positivo para a sequencia do projeto.

A presidente da CIC Luciana Vieira de Brito avalia como positivos  os encontros realizados em Brasília. “Conseguimos mostrar às autoridades a importância destes projetos para o desenvolvimento econômico da região e o potencial que possuímos, mas que precisa ser melhor aproveitado. A logística é um gargalo importante dentro do contexto brasileiro e por isso quando surge uma alternativa precisamos dar prioridade”.  A presidente ressalta ainda a união de esforços entre o poder público de Vacaria e a iniciativa privada em torno destas demandas.

 

Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Chame no Whatapp!