04 fev 2025

CIC volta a tratar sobre terminal e futuro da rede férrea em Vacaria

A diretoria da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) decidiu retomar as tratativas em torno do projeto de construção de um terminal rodoferroviário. Nos próximos dias, deverá ser realizado um encontro com representantes dos governos estadual e federal para tratar do assunto. As enchentes do ano passado danificaram parte da rede ferroviária no Estado e a empresa Rumo suspendeu as atividades por tempo indeterminado. Este fato agravou o cenário.

Na manhã desta terça-feira, 04/02, a direção da CIC esteve reunida com o prefeito de Vacaria André Rokoski, vice Fernando Maciel e os secretários Alessandro Dalla Santa (Desenvolvimento) e Neto Ferreira (Cultura e Turismo), para retomar as tratativas e dar novos encaminhamentos a respeito deste projeto de logística. O atual contrato de concessão da ferrovia com a Rumo se encerra em 2026, e a preocupação é que até lá a malha sul da rede férrea possa ficar abandonada por conta, especialmente, dos danos causados pelas enchentes e, por consequência, o projeto do terminal seja inviabilizado.

O presidente da CIC, Rubem Antônio Filho, informa que ficou definido um encontro nos próximos dias com os representantes do MOBI de Caxias e CICs Serra, parceiros desta iniciativa, e com lideranças estaduais e federais. “Entendemos que a instalação deste terminal em Vacaria, cujo local já foi pré-definido, é importante para a geração de empregos e vai auxiliar na economia da região e do Estado.” Estamos colocando a estrutura da CIC para seguirmos com as tratativas”. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Santa, mostrou a preocupação em relação ao que poderá se tornar a rede férrea caso prossiga essa falta de investimentos. “Até uma nova concessão ou renovação do atual contrato, ainda temos pelo menos dois anos”. O prefeito André Rokoski destaca que a administração está empenhada em concretizar esse projeto juntamente com os demais parceiros.

Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Chame no Whatapp!