O núcleo Mulheres Empreendedoras da CIC Vacaria realizou na quinta-feira, 18/08, o café da manhã Histórias que inspiram. O objetivo desta iniciativa é ouvir depoimentos que sirvam de inspiração as demais empreendedoras. As convidadas foram Zulema Sartor que é sócia- majoritária da ZC Materiais de Construção, e a diretora da Pazefer e Alumitec Marinez Lovatel.
Zulema Sartor tem quase 60 anos de experiência no setor. A ZC nasceu em 1991 às margens da BR 116 onde anteriormente era um depósito de cimento. “Raspamos o chão com enxada, fizemos as prateleiras, pintamos as paredes com cal, tudo com os próprios braços”, relatou Zulema. Acrescentou que apesar do cansaço e um momento conturbado da vida nunca desanimou. Dez anos depois, no mesmo local, surgiu a ideia de construir um pavilhão para que não faltasse mais espaço. Assim, em 2001 a ZC estava de casa nova com mil metros quadrados, aonde se localiza até hoje.
Zulema disse ainda que começou com quatro funcionários e, atualmente são 50 colaboradores. A empresa é administrada por um de seus netos com auxílio da filha Mônica Sartor. Já foi criada uma loja virtual e há em execução um plano de expansão que está sendo retomado pós pandemia. “Apesar de não estar mais desempenhando minhas funções diretas, estou sempre por dentro de tudo que acontece, participo das reuniões e admiro as novas gerações que vem com muita coragem para manter o negócio vivo”. Zulema deixou um conselho: ouçam as novas gerações, sucessão não é fácil, mas é necessária. Outra questão, segundo Zulema, é saber separar o lado dos negócios do lado familiar, sem isso não há empreendimento que permaneça por gerações.
Marinez Lovatel começou a trabalhar na Pazefer no terceiro ano de empresa a convite de seu esposo. Na época eram seis colaboradores. Marinez ficou de responsável pela parte burocrática do escritório. Em 2003 foi fundada a Alumitec, em outro local e com quatro funcionários. No ano seguinte seu esposo adoeceu e rapidamente veio a falecer. “Meu primeiro impacto foi de desespero, medo, insegurança”. No momento era mãe de dois filhos pequenos. “Decidi que deveria tentar. Fiz uma reunião com todos os colaboradores e disse que iriamos tentar juntos por pelo menos seis meses, pedi que me vissem mais como uma colega de trabalho”. Marinez contratou uma colaboradora e decidiu ir trabalhar na produção. “Comecei a estudar, a aprender com eles, criei um livro aonde desenhei todos os nossos produtos”. A empreendedora tirou CNH de caminhão e foi literalmente para as obras.
Marinez destaca que como não conseguia estar perto das duas empresas, optou por adquirir um terreno em que pudesse instalar as duas empresas. E assim surgiu a ideia de um pavilhão germinado, o qual foi construído na BR 116 saída para Caxias do Sul. Atualmente a equipe é composta de 32 colaboradores. Atende clientes de Vacaria e região. “Vou deixar uma mensagem que carrego comigo: acredito em Deus, ele existe e me carregou no colo nos piores momentos, agradeça diariamente, nunca desanime, tenha força, resignação, mas acima de tudo seja humilde”. A coordenadora do núcleo Mulheres Empreendedoras Daniele Mello Benedet avalia que foi um encontro muito proveitoso. “Pudemos partilhar de experiências que são muito enriquecedoras”.
Assessoria de Comunicação
Aldoir Santos – Jornalista
Fotos: Paulo Santos