26 set 2024

CIC entrega uma carta aberta com pautas do setor aos candidatos a prefeito de Vacaria

A presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) Luciana Vieira de Brito entregou uma carta aberta aos três candidatos a prefeito de Vacaria. O documento apresenta sugestões de propostas de interesse do setor e, ao mesmo tempo, reivindica adoção de algumas medidas como uma lei municipal sobre inovação e a criação de uma agência de desenvolvimento local que contemple a participação de entidades como CIC, CDL, Sindilojas e outras.  O ato ocorreu durante um encontro realizado na sede da CIC nesta quarta-feira,25/09, onde os candidatos André Rokoski(PL), Clarice Brustolin(PSDB) e Marcelo Dondé(PP) responderam a perguntas formuladas pela diretoria sobre temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico do município.

A implementação do projeto do terminal rodoferroviário, o funcionamento do aeroporto regional, a construção de um centro de eventos, estavam entre os questionamentos apresentados. Outros assuntos como mobilidade urbana, geração de empregos, inovação e tecnologia pautaram as respostas dos três candidatos.  A presidente Luciana Vieira de Brito qualificou como produtivo o encontro. “A CIC mantém a tradição de apresentar propostas do setor sempre que ocorrem as eleições municipais. A ideia é colaborar com a futura administração e abrir um canal para a entidade poder apresentar os anseios do setor”.

CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE VACARIA

A CÂMARA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO, AGRICULTURA E SERVIÇOS (CIC VACARIA), preocupada com o futuro de nosso município, e por estarmos nos encaminhando para mais uma eleição municipal, entendemos providencial a assunção dos compromissos constantes nesta carta. A cada dia ouvimos notícias que nos revoltam, somados à crise ética e política sem precedentes. Podemos dizer que sobra recursos para a corrupção e falta para as políticas pública básicas, como saúde, educação, segurança, etc…

É neste momento que cada um de nós deve repensar o modelo de nação e de gestor que queremos para o nosso município. É inaceitável a postura de certos agentes públicos que traem seus eleitores. Cada um de nós é responsável pelo seu voto e pela defesa de seus ideais. Precisamos de homens que sirvam à política e não se sirvam dela. Este documento foi elaborado de forma colaborativa. Uma carta aberta direcionada aos candidatos a prefeito/a do nosso município. O documento é uma convocação, para que os candidatos/as contemplem e priorizem em seus planos de governo, políticas públicas e comprometam-se com as seguintes metas:

1. – Comprometimento com o desenvolvimento do município, com projeto de governo para os próximos 4 anos, para a geração de emprego e renda, ouvindo os setores produtivos, através da abertura de um canal de comunicação com a Administração Pública, por meio de um conselho de desenvolvimento, onde haverá maior participação da sociedade na discussão de projetos de interesse comum;

Criação de uma Agência de Desenvolvimento estruturado por meio da união da prefeitura, CIC, CDL, Sindilojas e demais entidades e sindicatos representativos do município. Com objetivo de crescer juntos e desencadear uma onda de desenvolvimento, inovação e crescimento e pensar a cidade para o futuro.

2-O cumprimento irrestrito da legislação municipal já existente;

• -Citamos aqui a lei da Liberdade Econômica que se faz necessário ampliar o rol de atividades desburocratizadas;
  • – Criação de uma lei municipal que esteja de acordo com o que preconiza a lei federal sobre inovação (lei 10.973 de dezembro de 2004);

3-Apoio ao setor primário, em especial à agricultura, pecuária e comércio em geral, o que contribuirá para geração de emprego e renda;

Convidamos os/as senhores/as a se comprometer com os princípios, valores e práticas contidos nesta carta; refutando propostas e medidas que representem um retrocesso no desenvolvimento, tais como propostas de lei e projetos que apontam na direção contrária aos interesses da nossa sociedade e do setor produtivo do nosso município.

Presidente da CIC Vacaria Luciana Vieira de Brito