30 out 2021

Centro de Eventos da CIC sedia campanha de coleta de sangue

Nesta semana, a campanha Doar é Viver realizou uma ação em Vacaria, no Centro de Eventos da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC). Os interessados em realizar a doação fizeram o agendamento no site Doar é Viver. As doações de sangue serão efetivadas no Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs).

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Saúde (SES/RS), por meio do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), e a empresa Otelio Consultoria. Conforme balanço feito pelos organizadores, a campanha, que começou em junho e já está na segunda etapa, contribuiu para a captação de um volume de sangue suficiente para salvar mais de 10 mil vidas. Em Vacaria foram coletadas nesta ação 77 bolsas de sangue.

O empresário Otelio Drebes, da empresa Otelio Consultoria, esteve presente e apresentou como funciona a campanha  ao presidente da CIC Vacaria Tito César Conti Borges,  a diretora do Hospital Nossa Senhora da Oliveira irmã Adelide Canci e ao diretor técnico médico Jonatas Accioly.  O HNSO através da Agência Transfusional de Sangue e a Secretaria Municipal da Saúde apoiaram a ação realizada na CIC pela campanha Doar é Viver.

Empresário fala da iniciativa em promover uma campanha de doação de sangue:

Quem é Otelio Drebes? Sou um apaixonado pela vida. Empresário, palestrante, músico, alguém que gosta de se desafiar e que tem certeza que nunca é tarde para aprender algo.

De onde veio a inspiração para a campanha Doar é Viver? Sempre procurei ajudar as pessoas como pude, através de ações, de movimentos e criações. Quando fiquei sabendo da enorme baixa de doações nos Hemocentros, não tive dúvidas, é sobre vidas que iremos falar. Reuni minha equipe e começamos a trabalhar no projeto. Eu, com 86 anos, não posso doar sangue, mas irei incentivar todos que podem a fazer esse ato de amor pela vida.

O Governo do Estado apoiou a parceria? Sim! Estive em reunião com o governador Eduardo Leite, uma pessoa muito querida. Brilhou o olho dele quando contei. Afinal de contas as pessoas geralmente vão lá pedir, eu fui oferecer. Estou muito feliz com essa parceria e tenho certeza que iremos fazer um belo trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde e os Hemocentros do Estado.

Como é a campanha? Na primeira etapa estivemos em 08 regiões que possuem Hemocentro, prospectando, informando e auxiliando as pessoas irem até o local. Fornecemos transporte gratuito para aqueles que precisam se deslocar e não possuem acesso. Meu objetivo é conscientizar a sociedade que não podemos esperar alguém próximo precisar de sangue para ir doar, vamos fazer o bem sem olhar a quem.

Como as pessoas podem se cadastrar? Entrando no site da campanha – www.doareviver.com.br lá tem todas as informações e contato da minha equipe para auxiliar todo mundo.

Quais são as regiões que receberam a ação? Porto Alegre Caxias do Sul Alegrete Pelotas Santa Maria Santa Rosa Passo Fundo Cruz Alta

Terão em outros municípios? Devido ao grande sucesso que esta sendo a campanha, iremos sim prorrogar ela. Iremos repassar em todas as regiões abrangendo diversos municípios. As pessoas podem manifestar seu interesse na doação entrando no site da campanha e preenchendo a sua região mais próxima.

Qual o objetivo da campanha? Conscientizar as pessoas que não precisa ter alguém próximo delas precisando para doar, se deixarmos os bancos de sangue sempre preenchidos, as vidas serão salvas de forma mais rápida. Doar é viver!

Como foram os resultados até agora? Foram incríveis, passamos de 2500 candidatos a doação no RS, isso representa mais de 10 mil vidas salvas. É algo muito bonito saber que as pessoas estão engajadas na campanha. Sempre bom lembrar também a importância desses números serem freqüentes para que não falte mais sangue no Estado do Rio Grande do Sul. Conto com todos os gaúchos.

Por Aldoir Santos e assessoria da campanha Doar é Viver

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Chame no Whatapp!