O presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) Rodrigo Sousa Costa e a Presidente do Conselho Estadual da Mulher Empreendedora Simone Leite participaram de um café da manhã com associados da CIC Vacaria nesta quinta-feira,16/03. Durante o encontro abordaram temas relacionados a Federação e ao papel da mulher no mundo dos negócios. Rodrigo Sousa Costa, que tomou posse recentemente, destacou as primeiras ações que vêm sendo realizadas em sua gestão. “Podemos não ter a caneta que decide e nem a chave do cofre, mas temos as ideias e opiniões que devem influenciar na formação das políticas públicas”. O presidente defende que antes da reforma tributária seria necessário a administrativa, no entanto, segundo ele, o debate em torno de impostos e tributos também se faz necessário, e a Federação irá se posicionar. Rodrigo disse estar preocupado com o cenário político brasileiro, que na opinião dele segue ainda muito polarizado. “Temos os inflamados, os ponderados e os assustados. Precisamos rever essa forma de comunicação agressiva, que por vezes está muito presente ainda nos diálogos”.
Rodrigo afirmou que tem adotado no comando da Federasul uma posição ponderada, e que busca na credibilidade e no passado da entidade ir colocando em prática os três eixos de sua gestão: melhorar o ambiente para quem empreende e trabalha, avaliar o nível de evolução para se tornar competitivo e por fim a busca do bem comum. “Precisamos usufruir do capital social construído nos últimos anos pela nossa entidade, incentivando também as lideranças que tenham participação nas decisões políticas”. O presidente disse que enxerga uma luz, uma esperança no associativismo. “Teremos tempos desafiadores pela frente, mas visualizo na sociedade civil organizada um espaço que fará a diferença”.
Simone Leite: as mulheres passaram a ter o poder da escolha
Simone Leite iniciou ressaltando as conquistas de novos espaços por parte das mulheres nos últimos anos no que se refere ao papel de liderança no ambiente empresarial. “Em 2008, apenas duas mulheres presidiam entidades de classe no Estado, hoje são 42, inclusive a aqui de Vacaria. Algo que temos que comemorar, mas por outro lado, aumenta nossa responsabilidade”. Para Simone, um dos aspectos relevantes é o fato de que as mulheres passaram a ter o poder da escolha. “Não tem lei ou algo parecido que nos impeça de ocupar o espaço que quisermos, então somos o resultado de nossas escolhas”. Simone relatou sua trajetória desde quando pela primeira vez uma mulher assumiu a presidência da CICS de Canoas, até quando também de forma inédita uma mulher passou a fazer parte da diretoria da Federasul, e depois como presidente da entidade. “Todas as cadeiras estavam ocupadas, tivemos (nós mulheres) que desacomodar os homens para sentarmos”.
A dirigente afirmou estar convicta que as verdadeiras transformações sociais passarão pelas mãos das mulheres. “São mentes que pensam mais no próximo”. Ela observa que as mulheres vem ocupando os espaços que sonharam, no entanto, é preciso ouvir a própria voz e não deixar algo importante pelo caminho. “Devemos ser livres, independentes, mas não podemos perder a essência feminina que nada mais é que ser a dona de casa, a que gera, cria e educa os filhos juntamente com o pai, não dá para deixar de ser a esposa, a amiga fiel, a que se cuida. Dias vão passando e vamos ajustando as atividades do lar com nosso papel de liderança”. No final da palestra, Simone ressaltou a importância da troca de experiências entre as mulheres. “Vamos nos dando as mãos para subirmos juntas, sejamos exemplos para nossos filhos”. E fez um alerta: olhem para o lado e vejam senão tem alguém precisando de ajuda. Ela se refere a violência contra a mulher que apresenta índices preocupantes no Estado.
A presidente da CIC Luciana Vieira de Brito fez uma avaliação positiva do evento. “Tomamos conhecimento de estratégias que nos auxiliarão na gestão dos nossos empreendimentos e até mesmo da entidade”. Entre os presentes no evento estavam integrantes da diretoria da CIC de São Marcos.
Assessoria de Comunicação
Jornalista responsável: Aldoir Santos
Fotos: Bruna Bueno